sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Teclas de Atalho no Blender


                                                       Teclas de Atalho no Blender

No Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.
Mas não esquente em decorar todas as teclas. Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.
O teclado é essencial na jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: . Object Mode:


A - Selecionar/Descelecionar tudo /
B – Caixa de seleção /
B depois B novamente – Bolinha de seleção
C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor /
D – Modos de Visualização /
E- Extrusão
F – Fazer Face
F - Mudar para o modo UV Face Select
G - Mover objeto selecionado /
H – “Esconde” seleção /
I - Inserir “Key” para animação /
L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela.
O - Ativar a opção Fallof
P – Separar malha selecionada
P – Rodar Game Engine
R - Rotação /
S – Escala /
V – Entrar no modo Vertex Paint
W – Menu de edição de malha
W - Opções de Boolean
Z - Alternar entre vizualização Solid e Wire /
X ou Delete - Menu de deletar /
TAB - Alternar entre Object Mode e Edit Mode /
Barra de Espaço - Menu Add /
Ctrl
Ctrl+E – Funções epeciais das arestas
Ctrl+F - Fazer faces trinangulares
Ctrl+G – Menu de grupos de objetos
Ctrl+G – Menu de grupo de vértices
Ctrl+I - Inverter seleção /
Ctrl+J - Juntar os objetos
Ctrl+M - Espelhar a malha /
Ctrl+N - Recalcular normais para o lado de fora
Ctrl+P - Parentear vértices
Ctrl+P - Parentear objetos
Ctrl+Q – Sair do Blender /
Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares
Ctrl+U - Gravar preferencias do usuário /
Ctrl+V - Funções especiais dos vértices
Ctrl+W - Salvar /
Ctrl+X – Novo arquivo /
Ctrl+Y – Refazer /
Ctrl+Z – Desfazer /
Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint
Ctrl+TAB – Modos de seleção
Ctrl+Barra de Espaço - Modos de manipulação /
Alt
Alt+A – Rodar animação /
Alt+D - Replicar
Alt+E – Entrar no Edit Mode /
Alt+G- Resetar Locação
Alt+J - Transformar faces triângulares em faces quadradas
Alt+M - Opções de Merge
Alt+R – Resetar Rotação
Alt+S - Resetar Escala
Alt+U - Histórico de ações globais
Alt+U - Histórico de ações realizadas no Edit Mode
Shift
Shift+A – Menu add /
Shift+B – Definir area para renderizar /
Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 /
Shift+D - Duplicar /
Shift+E - Ferramenta Crease
Shift+F – Movimento de camera
Shift+S - Menu de Snap /
Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire
Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela /
Conjunto F1, F2, F3…
F1 – Abrir arquivo
Shift+F1 – Abrir arquivos em partes
F2 – Salvar como… Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF
F3 – Salvar imagem
Shift+F3 – Janela Nodes Editor
F4 – Painel Logic
Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo
F5 – Painel Shading
Shift+F5 - Janela 3D View
F6 - Menu Textures buttons
Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor
F7 - Painel Object
Shift+F7 - Janela Buttons
F8 – Menu World buttons
Shift+F8 - Janela Video Sequence Editor
F9 - Painel Editing
Shift+F9 – Janela Outliner
F10 – Painel Scene
Shift+F10 - Janela UV/Image Editor
F11 – Mostrar imagem renderizada
Ctrl+F11 - Mostrar animação renderizada
Shif+F11 – Janela Text Editor
F12 – Renderizar cena
Ctrl+F12 – Renderizar Animação
Shift+F12 - Janela Action Editor
Frames
→ Avançar 1 frame
← Retornar 1 frame
↑ Avançar 10 frames
↓ Retornar 10 frames
Shift + → Ir para o ultimo frame
Shift + ← Ir para o primeiro frame
Layers
Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:
0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10
Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20
Ponto de visão
Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)
0 = Visão da câmera. 1 = Visão frontal. 3 = Visão lateral. 7 = Visão superior. 5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.
Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:
Ângulo X (linha vermelha) Ângulo Y (linha verde) Ângulo Z (linha azul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário